Conceito
Todos nós já usámos a expressão “Cinco Estrelas’’ para nos referirmos a algo que é realmente muito bom. O Prémio Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que anualmente mede o grau de satisfação que os produtos, serviços e as marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores: Satisfação pela experimentação, relação Preço – qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e Inovação.
Sendo um sistema de avaliação baseado numa metodologia completa e rigorosa, o Prémio Cinco Estrelas vem assim ajudar-nos a identificar o melhor que existe no mercado ao nível de produtos, serviços e marcas. Quando vir este símbolo em qualquer marca, terá a garantia de que os seus produtos ou serviços foram testados por consumidores ou por profissionais e foram considerados muito, mas muito bons! Realmente “Cinco Estrelas”.
Para candidatura ao Prémio Cinco Estrelas as marcas deverão estar geograficamente acessíveis aos consumidores em 4 das 7 regiões principais (Norte, Centro Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira).
Benefícios
O Prémio Cinco Estrelas traduz-se em benefícios claros, tanto para os consumidores como para as marcas, seja elas vencedoras ou não.
Para os consumidores, o selo “Prémio Cinco Estrelas” constitui uma garantia de escolhas de consumo acertadas do melhor que existe no mercado. Para as marcas vencedoras, traduz-se numa ferramenta de avaliação rigorosa e de comunicação diferenciadora.
Benefícios da candidatura:
INFORMAÇÃO
- Todas as marcas candidatas têm acesso ao relatório detalhado da sua candidatura e aos resultados globais da sua concorrência.
- É ainda facultada informação sobre o benchmarking do seu setor de atividade, os aspetos mais valorizados pelos consumidores, bem como outras informações relevantes que cada marca individualmente poderá colocar em avaliação.
Benefícios para as marcas vencedoras:
COMUNICAÇÃO
- Utilização da imagem Prémio Cinco Estrelas durante 12 meses em qualquer suporte de comunicação.
- Participação num plano de comunicação implementado pela Organização do Prémio podendo incluir ações de comunicação em diferentes meios, como Televisão, Imprensa, Exterior, Rádio e Digital, bem como algumas ações especiais e personalizadas marca a marca.
- Diferenciação face à concorrência.
- Associação a um símbolo distintivo com conotações muito positivas: Cinco Estrelas.
NEGÓCIO
- A comunicação tem resultados diretos no negócio da marca vencedora, pois aumenta a credibilidade e o poder negocial junto dos clientes e parceiros, tornando o Prémio Cinco Estrelas um argumento comercial.
- A comunicação e a diferenciação reforça também a confiança dos consumidores, levando à repetição da compra e à recomendação.