Fátima Lopes é a mais internacional dos Criadores de moda Portugueses, a primeira e única, durante 21 anos consecutivos a apresentar as suas coleções na Paris Fashion Week
Iniciou a sua carreira em 1992 com a abertura da primeira loja Fátima Lopes em Lisboa. Em 1995, a marca Fátima Lopes começou a ser apresentada comercialmente em várias feiras de moda em Paris e no ano seguinte inaugura a sua boutique na cidade Luz. Começa a diversificar os seus produtos, nascem coleções de sapatos, marroquinaria e acessórios de moda.
classificações parciais = escala 1 – 10
Foi o 1º Criador de Moda português a apresentar coleção na Paris Fashion Week, e desde 1999 que o faz 2 vezes por ano.
No ano 2000, surpreendeu o mundo ao desfilar ela própria em Paris, com o biquíni mais caro do mundo, avaliado em um milhão de dólares, em ouro e diamantes (figura no Guinness book)
Em 2006 Fátima Lopes recebeu o título de “Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique” pelos serviços prestados em prol da cultura Portuguesa.
O ano 2017 assinala o 25º aniversário da marca com uma exposição de 25 peças representativas dos 25 anos de coleções e um grande desfile de moda no espaço que a viu nascer: o Convento do Beato.
Em 2019 assinalou o 20º aniversário na Paris Fashion Week ao apresentar a 41ª coleção. O desfile apresentado na Embaixada de Portugal em Paris, teve como tema “Portugal” homenageou a alma e cultura portuguesas.
Em 2023 Fátima Lopes foi convidada para integrar a Administração da Câmara de Comércio e Indústria Árabe Portugal, ficando com a responsabilidade do pelouro da moda. O ano terminou com a apresentação da sua coleção Outono-Inverno 23/24 no Palácio de Queluz, com um desfile de homenagem às artes, tendo sido a primeira vez que este espaço abre portas para um evento de moda e arte.