O Centro de Inteligência Analítica (CIA) da Caixa Geral de Depósitos (CGD), um dos maiores centros de analítica e inteligência artificial da banca portuguesa, foi fundado em outubro de 2022 com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da inteligência analítica, promover a democratização da informação dentro da organização e definir a estratégia analítica e de inteligência artificial da Caixa. A CGD está a investir significativamente nestas áreas para garantir a inovação contínua e a excelência no serviço prestado aos seus clientes.
O CIA não só atende às necessidades analíticas das áreas de negócio internas, mas também, de forma indireta, beneficia os clientes da CGD. Ao desenvolver soluções inovadoras, otimizar processos, criar dashboards precisos e desenvolver modelos preditivos, o CIA proporciona uma base robusta para decisões estratégicas que melhoram a eficiência e a qualidade dos serviços prestados aos clientes. A sua capacidade de transformar dados em insights valiosos permite uma resposta mais ágil e informada às flutuações do mercado, assegurando que a CGD continue a ser uma instituição inovadora e de confiança.
Testes realizados: Focus Group | Inquéritos de satisfação a 30 gestores comerciais, colaboradores da marca | Estudo de mercado à marca na categoria de consumo
Caixa Geral de Depósitos, o maior banco português, com mais de 147 anos de história, é uma referência no setor financeiro em Portugal e, sendo reconhecido pelo seu contributo para a promoção da poupança, financiamento da economia, reforço da competitividade, inovação e internacionalização das empresas portuguesas, é uma peça fundamental para a estabilidade do sistema financeiro.
Com mais de 6200 colaboradores, a nossa missão é criar valor para a sociedade portuguesa, prestando serviços bancários de qualidade a particulares e empresas, contribuindo assim para a melhoria do bem-estar das famílias portuguesas e para o desenvolvimento do setor empresarial.