O que dizem de nós – Prémio Cinco Estrelas

O que dizem de nós

Um conhecido provérbio diz ” Louvor na própria boca, perde todo o valor”.

E nós concordamos!

Muito mais importante do que nós possamos dizer do Prémio Cinco Estrelas, é o que dizem de nós os consumidores, as marcas vencedoras e as empresas de estudo de mercado.

 

Nos seus 8 anos de existência, o Prémio Cinco Estrelas destaca-se pela constante evolução de reconhecimento tendo hoje 8 em cada 10 consumidores a afirmarem a intenção de compra de um produto ou serviço Cinco Estrelas. Esta constatação é dada a conhecer no Estudo de Notoriedade realizado pela Multidados em novembro’2020, que nos diz o que representa o Prémio Cinco Estrelas para os consumidores.

Duas empresas de estudos de mercado, a Multidados e a Ipsos APEME, deram o seu testemunho e dizem o que as leva a trabalhar com o Prémio Cinco Estrelas e a considerá-lo um sistema de avaliação de marcas muito completo e rigoroso.

Ouvimos também algumas marcas vencedoras. O resultado enche-nos de orgulho.

 

 

Porque razão a Ipsos Apeme se associou há já 8 anos ao “Prémio Cinco Estrelas”?
Acreditámos na pertinência e relevância de uma nova certificação e pareceu-nos desde o início um prémio sério e inovador. Dentro do contexto dos prémios e certificações, parece-nos a metodologia mais completa e robusta, suportada por profissionais que trabalham em pesquisas de mercado e um comité técnico de
profissionais de Marketing e Comunicação (…) alheios à organização do prémio e às marcas que se candidatam.

 

Quais os principais aspetos que a Ipsos Apeme destaca da metodologia Cinco Estrelas?
É uma metodologia faseada, que considera uma fase de estudos qualitativos e quantitativos, o que permite
uma abordagem simultaneamente mais completa e aprofundada. (…) garante que se definem os critérios mais relevantes para a categoria, (…) tem a preocupação de fazer a avaliação dos produtos e serviços em cima da experimentação (…) evitando assim a perceção, por vezes não fundamentada, de consumidores afastados do consumo e experiência.

 

Recomendaria a uma empresa que ainda não se tenha candidatado ao Prémio Cinco Estrelas, fazê-lo?
Sim, porque o Prémio Cinco Estrelas permite não só uma candidatura e eventual prémio, como proporciona também um relatório de resultados sobre a avaliação dos seus produtos e serviços. (…) existem ainda muitos ganhos ao nível da notoriedade e visibilidade da marca, (…) trata-se de facto de uma certificação que tem impactos grandes também ao nível da exposição das marcas concorrentes e vencedoras.

 

Que sugestões daria para um “Prémio Cinco Estrelas” ainda melhor?
Manter o sentido empreendedor e inovador a cada ano,  pensando em derivações da marca Prémio Cinco Estrelas. Continuar a trabalhar numa lógica de parceria, tentando encontrar sempre benefícios mútuos para ambas as partes.

Porque razão a Multidados se associou há já 5 anos ao “Prémio Cinco Estrelas”?
A credibilidade, a exigência e o rigor, foram fatores que (…) sustentaram a nossa decisão. Hoje, passados 5 anos, continuamos a querer (…) fazer parte desta equipa fantástica e integrar um dos projetos mais ambiciosos e reconhecidos de Portugal.
Todos os anos, o Prémio Cinco Estrelas nos desafia a pensar de modo diferente, a pensar no que ‘ainda não foi pensado’, sendo que cá estaremos sempre para apoiar e, em sinergia, contribuirmos para o sucesso do projeto Prémio Cinco Estrelas (…) sempre em evolução e a inovar em soluções adicionais, com a máxima qualidade e rigor.

 

Quais os principais aspetos que a Multidados destaca da metodologia Cinco Estrelas?
O principal aspeto que destacamos é, sem dúvida, a rigorosa metodologia utilizada, única e inequivocamente eficaz, e que faz toda a diferença.

 

Que desafios teve de ultrapassar para a implementação dos estudos para o “Prémio Cinco Estrelas”?
A Multidados rapidamente teve de restruturar a sua equipa e a sua forma de trabalhar devido à quantidade de dados e ao rigor necessário em cada momento, fator que trouxe vantagens para todos.

 

Recomendaria a uma empresa que ainda não se tenha candidatado ao Prémio Cinco Estrelas, fazê-lo?
Claramente, uma empresa ser “Cinco Estrelas” é poder ter acesso a um conjunto de estudos, avaliações e ações promocionais, que de outra forma poderia não conseguir ter, devido aos diferentes profissionais qualificados que trabalham nesta equipa para um fim comum: premiar o que há de melhor em Portugal.

Desafiámos algumas marcas que são vencedoras do Prémio Cinco Estrelas há vários anos a responderem a algumas perguntas, com o objetivo de percebermos o que mais valorizam e o que as motiva a manterem-se ligadas a este sistema de avaliação de marcas. Partilhamos algumas das respostas que recebemos, com os testemunhos dos responsáveis da Smile.Up, da Ageas, da Opticalia, da Caudalie, da DPD e da Auchan.

Qual a mais-valia que o “Prémio Cinco Estrelas” trouxe para a sua empresa?

A participação da Smile.up no prémio Cinco Estrelas tem na sua génese a vontade de obter uma avaliação externa e independente da perceção pública da nossa marca, porque reconhecemos valor à opinião qualificada, apresentada de forma justificada e construtiva. O facto de termos sido premiados em 3 anos (…) demonstra que valeu a pena desenvolver um trabalho sério de relação intensa e criativa com os usuários da marca, oferecendo aos portugueses soluções de medicina oral de alta qualidade a preços considerados adequados ao mercado nacional.

Em que medida os estudos de mercado, feitos no âmbito da candidatura, ajudaram a entender e a identificar oportunidades de melhoria?

Os estudos de mercado apresentados (…) sublinharam alguns tópicos que poderíamos valorizar, com apostas de reforço das melhorias em curso. No quadro deste processo, posso adiantar, por exemplo, que decidimos considerar de forma ainda mais refletida os pontos de contato com os pacientes, designadamente na fase de receção e acolhimento para a primeira consulta.

Qual a sua opinião sobre o processo de avaliação do “Prémio Cinco Estrelas”?

A nossa experiência é claramente positiva, vemos que existe um propósito muito firme de seriedade processual, refletido em práticas de avaliação que incluem as próprias marcas, com vista a resultados que sejam relevantes e aceites por todos os players.

Na chamada “hora da verdade”, sente que a estrela verde tem um papel determinante na escolha de uma marca?

(..) nos serviços (…) a decisão dos clientes é um processo de conhecimento e avaliação permanente das disponibilidades existentes no mercado, para o qual contribui tudo o que ouvem e veem no espaço público. Neste sentido, a atribuição do “Prémio Cinco Estrelas” tem contribuído para que a referência da Smile.up seja cada vez mais caracterizada pela qualidade e rigor técnico, havendo também uma influência positiva nos níveis de confiança na marca. Naturalmente, isso deixa-nos satisfeitos.

O que recomendaria a uma empresa que ainda não tenha o “Prémio Cinco Estrelas”?

(…) Numa estratégia de crescimento, a ambição de ser o melhor entre pares justificará certamente um posicionamento competitivo neste território dos prémios como o “Cinco Estrelas”.

O que o leva a candidatar a sua marca, todos os anos, ao “Prémio Cinco Estrelas”?

Saber o que pensam de nós continuará a fazer sentido para a Smile.up, porque mais informação de qualidade melhora a estratégia e contribui para afinar o plano de marketing e comunicação.

 

Qual a mais-valia que o “Prémio Cinco Estrelas” trouxe para a sua empresa?

Receber o Prémio Cinco Estrelas pelo 5.º ano consecutivo é um grande motivo de satisfação para todas as equipas, pois espelha a dedicação de todos os colaboradores que diariamente trabalham com foco no serviço e na melhoria contínua Este reconhecimento reforça a confiança que os consumidores sentem na nossa marca, nos nossos serviços e produtos.

Em que medida os estudos de mercado, feitos no âmbito da candidatura, ajudaram a entender e a identificar oportunidades de melhoria?

(…) permite-nos perceber o que motiva os Clientes, o seu nível de satisfação e de confiança com a marca. (…) este estudo é importante para acompanharmos o índice de satisfação do papel determinante que o Mediador tem na relação com os Clientes. Outro indicador importante (…) é a satisfação na oferta disponibilizada, determina que (…) a Ageas Seguros se está a adaptar às novas realidades. Sabemos, no entanto, que temos de melhorar a perceção em relação à inovação, é algo no qual temos vindo a trabalhar, um processo em contínua evolução.

Qual a sua opinião sobre o processo de avaliação do “Prémio Cinco Estrelas”?

(…) Sentimos que é um prémio atribuído de forma justa e clara. A Ageas Seguros está envolvida desde o início e ao longo de todo o processo, o que é determinante para um acompanhamento próximo da evolução do estudo e dinâmica de atribuição do Prémio.

Na chamada “hora da verdade”, sente que a estrela verde tem um papel determinante na escolha de uma marca?

(…) é um fator determinante. Atualmente, todas as pessoas procuram saber mais sobre as marcas, sobre os serviços e principalmente sobre as experiências dos outros Clientes. A forma como os Clientes compram os produtos (…) assenta também na opinião do público sobre o que as marcas fazem por eles, (…) a atenção e serviços prestados, tornando-se fator critico na hora de escolher a marca que entra nas suas vidas.

O que o leva a candidatar a sua marca, todos os anos, ao “Prémio Cinco Estrelas”?

A par com uma estratégia de marketing consistente, que faz parte do nosso ADN, este é um prémio com uma grande importância para a Ageas Seguros. Queremos continuar a ser uma marca avaliada e testada pelos consumidores como “Cinco Estrelas.

 

Qual a mais-valia que o “Prémio Cinco Estrelas” trouxe para a sua empresa?

A mais-valia direta do Prémio Cinco Estrelas é claramente a cimentação da credibilidade junto do consumidor, juntamente com a visibilidade que dá também à marca. A Opticalia é a vencedora (…) há 7 anos consecutivos e o facto de termos uma rede de lojas com uma dispersão geográfica nacional e todas as lojas terem o símbolo Cinco Estrelas, sem dúvida que ajuda a construir a nossa reputação localmente.

Em que medida os estudos de mercado, feitos no âmbito da candidatura, ajudaram a entender e a identificar oportunidades de melhoria?

O estudo de mercado é uma importante ferramenta sem dúvida, porque nos dá a perceção do consumidor, toda a informação sobre o posicionamento da nossa marca, sobre a confiança na mesma o que nos permite também identificarmos, de acordo com os resultados, (…) se a mensagem que chega ao consumidor é a que pretendemos transmitir (…) O facto de ainda nos darem a possibilidade de colocarmos 2 questões adicionais para conseguirmos medir alguns aspetos importantes para a marca, é sem dúvida outro aspeto (…) muito positivo.

Qual a sua opinião sobre o processo de avaliação do “Prémio Cinco Estrelas”?

Desde o primeiro momento (…) tínhamos a certeza que era um prémio a que valia a pena concorrer, exatamente por ser uma metodologia transparente, isenta e o resultado final representar a voz real do consumidor. Algo que para nós enquanto marca era importante, não queríamos só ter um selo para apresentar, queríamos ter a certeza que este estava repleto de valor e significado pois só assim poderíamos também trabalhar com as equipas para elevarem sempre o nível e a qualidade do serviço apresentado pela Opticalia aos seus clientes.

Na chamada “hora da verdade”, sente que a estrela verde tem um papel determinante na escolha de uma marca?

Sim. Claramente ajuda a colocar a Opticalia no top of mind quando um cliente precisa de um serviço de ótica. Por isso continuamos a concorrer todos os anos.

O que o leva a candidatar a sua marca, todos os anos, ao “Prémio Cinco Estrelas”?

Neste momento, como já reforçámos, faz parte da nossa estratégia de marketing e de comunicação. O facto de todos os anos o prémio crescer em número de categorias e de marcas concorrentes, espelha exatamente a sua dimensão e importância.

 

Qual a mais-valia que o “Prémio Cinco Estrelas” trouxe para a sua empresa?

O Prémio Cinco Estrelas permite-nos validar a aceitação dos nossos produtos junto dos consumidores-alvo e a sua satisfação, pois é para eles que os produtos são criados, sendo um fator diferenciador para a marca. A satisfação dos nossos consumidores é prioridade na nossa estratégia, e portanto os testes que o Prémio Cinco Estrelas nos proporciona são incontornáveis.

Em que medida os estudos de mercado, feitos no âmbito da candidatura, ajudaram a entender e a identificar oportunidades de melhoria?

Os estudos de mercado feitos pelo Prémio Cinco Estrelas ajudam-nos a perceber o nível de notoriedade e perceção do produto, e a identificar oportunidades e lacunas na comunicação e “approach” ao consumidor.

Qual a sua opinião sobre o processo de avaliação do “Prémio Cinco Estrelas”?

O processo é extraordinariamente claro e transparente, e é-nos dado a conhecer o follow-up de de todas as fases e sua sequência.

Na chamada “hora da verdade”, sente que a estrela verde tem um papel determinante na escolha de uma marca?

O consumidor já reconhece o selo Cinco Estrelas, sendo que numa situação de indecisão, a validação do selo já interfere no processo de compra. 

O que o leva a candidatar a sua marca, todos os anos, ao “Prémio Cinco Estrelas”?

Por um lado testar cada vez mais os nossos produtos junto de mais consumidores, pelo efeito cumulativo de  avaliações anuais no mesmo segmento, por outro lado avaliar outros produtos noutras categorias, que fazem parte da marca, e para os quais é importante perceber como é a perceção e a satisfação do consumidor.

 

Qual a mais-valia que o “Prémio Cinco Estrelas” trouxe para a sua empresa?

É o reconhecimento de que estamos no bom caminho, tendo como prioridade a segurança dos nossos colaboradores e clientes, proporcionando-lhes as melhores experiências de trabalho e de compra. Sermos eleitos dá-nos ainda mais ânimo para continuar a dar o nosso melhor (…) pelos nossos clientes e colaboradores (…).

Em que medida os estudos de mercado, feitos no âmbito da candidatura, ajudaram a entender e a identificar oportunidades de melhoria?

Poder conhecer o que as pessoas sentem é sem dúvida uma ferramenta valiosa para percebermos se estamos no bom caminho ou se é necessário adaptar o nosso trabalho. Aprender a ouvir é essencial para que o nosso trabalho responda à necessidades e expetativas de quem nos prefere.

Qual a sua opinião sobre o processo de avaliação do “Prémio Cinco Estrelas”?

Consideramos o processo claro e transparente, havendo abertura para envolvência das marcas em todo o processo, potenciando a sua evolução.

Na chamada “hora da verdade”, sente que a estrela verde tem um papel determinante na escolha de uma marca?

Acreditamos que distinções como o Prémio Cinco Estrelas vêm reforçar a confiança e a preferência dos portugueses e são determinantes para a afirmação de uma marca que está perto dos seus clientes. O sentimento de segurança de cada um de nós relativo a um espaço comercial, marca ou serviço, influência naturalmente as nossas opções de escolha.

O que o leva a candidatar a sua marca, todos os anos, ao “Prémio Cinco Estrelas”?

Por um lado, podermos superar-nos sempre e, por outro, ter a possibilidade de melhorar e ir cada vez mais ao encontro daquilo que são as necessidades e expetativas de quem nos prefere. Por outro, reforça a motivação e espírito de iniciativa das nossas equipas para se superarem na salvaguarda do nosso património mais valioso – as pessoas.

 

Qual a mais-valia que o “Prémio Cinco Estrelas” trouxe para a sua empresa?

O Prémio Cinco Estrelas tem uma enorme importância para a DPD. A nossa principal intenção é aferir a continuidade da preferência dos consumidores pela nossa rede Pickup, sobretudo nas áreas em que podemos intervir, como a inovação.

Em que medida os estudos de mercado, feitos no âmbito da candidatura, ajudaram a entender e a identificar oportunidades de melhoria?

Esta análise permite-nos estudar e aplicar novas formas de informar os clientes e de ir ao encontro do que procuram numa rede de levantamento de encomendas.

Qual a sua opinião sobre o processo de avaliação do “Prémio Cinco Estrelas”?

(…) o facto de podermos ter um acompanhamento do processo, e do mesmo se desenrolar em várias etapas,
sendo mais que um questionário a clientes atuais ou potenciais.

Na chamada “hora da verdade”, sente que a estrela verde tem um papel determinante na escolha de uma marca?

(…) O facto de ostentarmos uma estrela nas nossas lojas é (…) um motivo de credibilidade para os consumidores e cada vez mais o Prémio Cinco Estrelas se afirma como o preferido e mais conhecido entre outros existentes no mercado.

O que o leva a candidatar a sua marca, todos os anos, ao “Prémio Cinco Estrelas”?

O Prémio Cinco Estrelas tem uma enorme importância para a DPD. Participamos há 6 anos e no mesmo número de vezes fomos vencedores! A nossa principal intenção é aferir a continuidade de preferência dos consumidores pela nossa rede Pickup, sobretudo nas áreas em que podemos intervir, como a inovação.

 

Crescimento sustentado

Ao longo dos últimos 3 anos, o Prémio Cinco Estrelas regista um crescimento sustentado da notoriedade

 

 

 

Notoriedade total

No final de 2020 a notoriedade total do Prémio Cinco Estrelas era de 96,2%. Este valor resulta da soma da percentagem de inquiridos que conhece só de nome, sabe alguma coisa ou conhece bem a marca.

 

 

Notoriedade espontânea

O Prémio Cinco Estrelas é a marca mais conhecida de forma espontânea pela população inquirida: > 35,6% reconhecem o Prémio Cinco Estrelas em primeiro lugar, atribuindo-lhe liderança destacada face aos outros sistemas de avaliação de marcas.

 

 

Credibilidade

Relativamente à credibilidade, o Prémio Cinco Estrelas conquista uma pontuação média de 7,78; um crescimento de 0,23 pontos comparativamente à edição anterior.

 

Confiança

Os consumidores atribuem confiança ao Prémio Cinco Estrelas pelas seguintes razões:

 

> 35,1% pelo facto de se basear em critérios objetivos

> 25,6% por ser o sistema de avaliação mais conhecido

> 21,4% pelo nome transmitir confiança

 

Influência

Os consumidores sabem que quem avalia as marcas são outros consumidores e essa é a influência mais significativa. Valorizam também a participação de profissionais no processo de avaliação.
> 35,9% refere que é uma avaliação com base na experimentação por consumidores.
> 30,8% referiu que é uma avaliação por um comité de especialistas independente.

Numa escala de 1 a 10, conquista uma pontuação média de 7,93 quanto à importância que representa na decisão de compra.

 

Inovação e Divulgação das Marcas Vencedoras

O Prémio Cinco Estrelas conquista uma pontuação média de 7,54 (numa escala de 1 a 10) pela forma diferenciadora como comunica com o mercado:

> 27,2% dos consumidores dizem ter visto a comunicação do Prémio Cinco Estrelas na televisão.

> 20,2% em pontos de venda e 15,6% na internet.

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