O Prémio Cinco Estrelas avalia as 5 principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra: Satisfação pela experimentação, relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e Inovação. Avalia também mais 5 características específicas de cada candidato na sua categoria de consumo.
Existem 3 fases de testes e estudos de mercado distintas e complementares, incluindo testes de experimentação adaptados a cada produto | serviço | Marca.
FASE 1 | ESTUDO À CATEGORIA E COMITÉ DE AVALIAÇÃO
Realiza-se um estudo por cada categoria de consumo para identificação dos atributos mais importantes para as decisões de compra dos consumidores. O Comité integra a informação do estudo às categorias com a informação das marcas e valida os 5 atributos específicos da categoria que serão avaliadas na fase seguinte. Constituição do Comité
FASE 2 | TESTES DE EXPERIMENTAÇÃO
São aplicados testes de experimentação à medida das características de cada marca avaliada, em situação real de utilização:
FASE 3 | ESTUDO DE MERCADO À MARCA
Implementação de um questionário massificado junto de uma amostra representativa da população (nacional ou regional, consoante a presença geográfica do candidato), com afinidade à categoria de consumo.