O que mais valorizam os consumidores ao escolherem um serviço ótico? – Prémio Cinco Estrelas

Os serviços óticos são a conjunção de diversos cuidados destinados a identificar e solucionar possíveis problemas visuais. Estes serviços são feitos por especialistas que prestam um aconselhamento personalizado e dedicado, apresentando as melhores soluções para cada situação.
Assim, depois de feita uma análise rigorosa, são colocadas ao dispor do utilizador diversas opções de produtos (armações, lentes oftálmicas, lentes de contacto, etc), de forma a ir ao encontro das mais exigentes necessidades do cliente.

A visão é, sem dúvida, um dos principais sentidos que temos, pelo que é também uma das nossas prioridades quando chega a hora de cuidar e/ou tratar. Desta forma, é importante escolher um serviço ótico que nos dê garantias de qualidade e segurança, pelo que deixamos listados os 5 principais motivos mais valorizados pelos consumidores na hora de escolher um serviço ótico *:

 

 

  1. Variedade da oferta | Marcas e modelos (soluções para diferentes gostos) (18%): quem escolhe um serviço ótico sabe que, provavelmente, acabará por comprar os produtos indicados nesse mesmo sítio. Assim, ter uma boa variedade de opções é bastante valorizado;
  2. Atendimento e aconselhamento (simpatia e disponibilidade) (17%): uma vez que, para um utilizador comum, esta é uma área de pouco conhecimento, é importante ser bem atendido e aconselhado;
  3. Preços | campanhas | facilidade de pagamentos (15%): como em quase todos produtos/serviços, o preço final é um dos principais motivos de escolha, ao qual se junta a facilidade de pagamentos;
  4. Competência técnica dos profissionais (12%): como referimos acima, a visão é um sentido crucial para todos, pelo que queremos sempre ser acompanhados pelos melhores profissionais;
  5. Rapidez na entrega dos produtos (11%): muitas vezes decidimos ir a um serviço ótico quando o nosso problema já nos afeta. Assim, é normal que o desejo de rapidez na entrega dos produtos escolhidos/necessários esteja no top5 das razões mais valorizadas;

 

Da análise destas 5 razões mais valorizadas pelos consumidores na escolha de serviços óticos, podemos juntar os principais argumentos de opção em 2 grandes pontos: o produto (oferta e disponibilidade) e a competência/qualidade do aconselhamento.
É, no entanto, curioso perceber que o preço está “apenas” em 3º lugar neste top5, o que nos dá uma ideia da importância que o consumidor dá a um bom serviço em si, priorizando-o relativamente ao preço.

O vencedor do Prémio Cinco Estrelas 2022 na categoria “Serviços óticos” é a Opticalia, que tem como principal preocupação a saúde visual dos seus clientes. Assim, é prioridade principal da marca ter os melhores técnicos e oferecer o melhor leque de produtos e soluções.

 

*foram realizados 3 focus group, cada um com 10 consumidores alvo (homens e mulheres, entre os 25 e os 60 anos, utilizadores de óculos), nos dias 9 e 12 de abril de 2021.

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